quarta-feira, 12 de março de 2008

Ester

A história de Ester nos chama a atenção devido à maneira como Deus
Trabalha. Principalmente quando algo ou alguém se levanta contra um
Escolhido seu.
O contexto histórico diz que nos tempos do rei Assuero ou Xerxes,que
Reinou no império medo persa em certa ocasião quando o rei fazia um grande banquete para os maiores senhores da província, tendo por objetivo mostrar as grandes riquezas de seu reino. Sua esposa,a rainha Vasti também fazia um para as mulheres
Da casa real.
A historia conta que Vasti em se mostrar para os convidados de Assuero.
Isso fez com que o rei ficasse muito indignado, a ponto de punir Vasti que acabou.
Perdendo a coroa. Aqueles que aconselharam o rei eram pessoas que achavam que Vasti tinha sido um péssimo exemplo para as demais mulheres da época.
Sendo assim foi dado um decreto para que buscassem moças virgens para que segundo o gosto do rei fosse colocada como rainha no lugar de Vasti.
Ai entra a maneira como Deus trabalha pelos seus escolhidos. Pois havia um homem judeu por nome Mardoqueu que havia sido levado de Jerusalém nos tempos de Nabucodonozor para a Babilônia.
Mardoqueu estava em lugar de pai de uma jovem formosa cujo nome era Ester. Pois Ester era filha de seu tio,sendo que não tinha nem pai nem mãe.
Ester se apresenta na historia sendo uma personagem de grande valor para que os planos de Deus se cumprissem na historia de seu povo. Pois Ester e junto com Rute,uma das únicas mulheres que traz um nome feminino no Antigo Testamento.
Ester se apresenta ao rei fazendo então que Assuero ficasse encantado com sua beleza. Sendo assim,Ester se torna a rainha dos medos persas.
Numa certa ocasião, Mardoqueu descobre uma conspiração contra o rei e faz com que Ester evite algo pior.
No desenrolar da historia os judeus começam a ser ameaçados quando Hamã e levantado pelo rei Assuero de forma que todos tinham que reverencia-lo.
Mardoqueu então se recusa a se Prost ar perante Hamã. Hóquei fez gerar uma fúria muito grande contra os judeus.
Mesmo com a tristeza que os judeus da época passavam, Mardoqueu demonstra um verdadeiro caráter de cristão, não se Prost ando diante daquela situação.
A providencia de Mardoqueu foi recorrer à rainha Ester que por sua vez um pouco amedrontada em entrar na presença do rei, pois caso ele não se agradasse dela, ate sua vida estaria em risco.
Ester então pede para que seu povo entre em jejum onde não deveriam comer nem beber por três dias.
Ao entrar na presença do rei ela achou graça aos olhos do rei. Oque fez com que tivesse como fazer alguma coisa pelo seu povo.
Do outro lado da historia Naamã continua sua conspiração contra o povo de Deus e recebe conselho de sua esposa para fazer uma forca para Mardoqueu.
Com o passar da historia Assuero descobre que aquele Mardoqueu havia evitado uma conspiração dos eunucos. O rei então levanta uma metáfora do tipo:”o que deve fazer o rei para o homem a quem o rei se agrada?”
Logo Hamã pensando ser ele a pessoa diz: Traga a veste real que o rei costuma vestir, monte ele no cavalo que o rei costuma cavalgar e ponha a coroa real em sua cabeça. Entregue o cavalo a um dos príncipes e apregoe diante dele:”Assim se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada”
Para a surpresa de Hamã o rei mandou que se apressasse para fazer tudo quanto havia falado. Mas não era como ele havia pensado .Pois a pessoa que montaria o cavalo não seria ele e sim o próprio Mardoqueu.
Deus fez as coisas de um jeito tão especial que a pessoa responsável para declarar: ”Assim se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada” foi o próprio Hamã.
A historia prossegue contando que Hamã ficou muito angustiado e foi correndo para sua casa com a cabeça coberta e mais tarde o rei mandou mata-lo.Et10.3 diz que o judeu Mardoqueu foi o segundo depois do rei Assuero

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial