sexta-feira, 9 de maio de 2008

Menina de Israel.

Em tempos em que Israel passava por momentos de guerra.
Saíram tropas da Síria e levaram uma menina de Israel cativa.
Sendo assim agora longe de sua pátria,mas não se esquecendo de seu Deus aquela jovem servia a mulher de Naamã.
Um grande exemplo de pessoas ilustres porem que não tiveram tanto destaque pela sua posição social que no caso não passava de uma escrava.
Pelo menos essa era a maneira como as pessoas a viam. Porque na verdade ela mesmo sabia que o Deus que ela servia tinha seus propósitos mesmo naquela situação.
Ela sabia que apesar de estar sob o domínio de uma outra nação, os seus pensamentos estavam ligados no trono de Deus. Afinal mesmo fazendo os serviços braçais da casa de sua senhora ela se mantinha em comunhão com o Altíssimo.
Aprendemos uma lição muito linda com essa moça que nos mostra que o que vale não é exatamente o que as pessoas pensam de nos e sim o que Deus sabe que somos, ou seja, nos não somos o que o mundo pensa e sim aquilo que Deus determinou que fossemos.
Na verdade essa menina estava naquele lugar para ser uma porta de escape para a vida de seu senhor que era Naamã.
Provavelmente numa daquelas tardes onde as mulheres da alta sociedade se reuniam para colocar a conversa em dia. Quem sabe tomando seu café da tarde. De repente sua senhora solta um desabafo:”Eu tenho fora de casa um grande homem de guerra,mas dentro de casa meu marido não passa de um leproso”
Por outro lado vemos a historia daquela menina que era uma escrava da mulher de Naamã. Enquanto sua senhora estava naquela conversa de tantas regalias e ela provavelmente esfregando o chão de sua casa...não consegue deixar de ouvir as queixas da esposa de Naamã.Olhando para a vida dessa senhora também temos uma outra lição de vida pois apesar de ter uma boa condição financeira não tinha condições de nem ao menos viver as bênçãos de um casamento tendo em vista que a medicina não era tão avançada a ponto de fazer que recursos humanos trouxessem a cura de uma lepra.
Porem mal sabiam eles que dentro daquela casa havia havia uma menina de Israel. E essa menina foi realmente a porta de escape para vida de Naamã.
Ao vermos a diferença dessas duas pessoas não teríamos muita dificuldade em notar que a condição da mulher de Naamã era muito melhor do que a da menina de Israel.
A mulher de Naamã tinha ao seu lado um grande homem de guerra, mas por outro lado sua vida conjugal não era tão boa como parecia. Alias esse é o cenário de muitos lares.Mulheres que tem fora de casa verdadeiros heróis de guerra mas que dentro de seus lares tem maridos que não passam de leprosos.
Olhando para o outro lado vemos a menina de Israel que não tinha um esposo de tanta fama. Alias ela não tinha nem ao menos a liberdade pois era uma escrava numa nação estranha.Porem tinha uma coisa que poucas pessoas podiam ter.Acesso a entrar na presença do todo poderoso e saber que aquela leve e momentânea tribulação não era pra se comparar com o que Deus tinha preparado para ela.
Mal sabiam eles que a cura do marido daquela senhora estava na boca daquela menina.
Ate que chegou uma situação em que ela não pode se conter e quem sabe até com um pouco de medo. Ao ver que os recursos humanos de sua senhora já haviam se esgotado ela agora levanta a sua voz dizendo:”Desculpe o meu atrevimento.Alias talvez não seja nem digna de dar minha opinião em relação ao problema de minha senhora...mas se meu senhor Naamã pudesse estar diante do homem que esta em Samaria,com certeza seria restaurado de sua lepra.
O resto da historia chega a ser bastante conhecida, pois ao falar com o profeta Eliseu, Naamã recebeu a instrução que deveria dar sete mergulhos no rio Jordão. E mesmo sem entender nada acabou acatando as instruções do profeta e nos deu um grande exemplo de fé.Pois Naamã não era de Israel,ou seja,era de uma nação diferente e teve mais fé do que muitos que eram do próprio povo de Deus.
Mais exemplo ainda nos deu a menina de Israel que mesmo estando em condições tão desfavoráveis não deixou de pregar que mesmo em situações precárias o seu Deus operava milagres.
Mesmo esfregando o chão daquela casa ela estava ligada com o trono do todo poderoso. E como uma verdadeira embaixadora do reino de Deus profetizou uma benção ao seu senhor Naamã.
Aprendemos muito com essa menina de Israel. Pois muitas das vezes nos sentimos tão pequenos.Mesmo sabendo que somos servos de Deus nos esquecemos do que a palavra do Senhor diz em 1Pe2.9 “Mas vos sois a geração eleita o sacerdócio real a nação santa o povo adquirido para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz”
Quantas meninas de Israel encontramos em nossa caminhada. Pessoas que muitas das vezes ninguém da nada por ela.Mas que são verdadeiras portas de escape para muitos.
Na condição de servos do Senhor podemos ate nos sentir um tanto desprotegidos. Mas a Palavra do Senhor nos afirma em Zc2.8que “quem tocar em em vos toca na menina de seu olho”
Ex19. 5”Agora pois se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos porque toda terra e minha”
1Co6. 19 “Ou não sabeis que o nosso corpo e o templo do Espírito Santo”
2Co6. 16”Porque vos sois o templo do Deus vivente como Deus disse:Neles habitarei e entre eles andarei e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”
Vale a pena ser uma menina de Israel. Pois Deus honra o que sai da sua boca!!!!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial